
Usina de Reciclagem
Baseado no conhecimento de sistemas de gestão e metodologias de segregação, desenvolvemos uma nova proposta de negócio: A UGEMAV.
São centros de gestão e valorização de resíduos, onde aprimoramos a segregação, alteramos suas características físico/químicas e otimizamos sua geração e destinação, por meio da criação de subprodutos e redução do volume dos rejeitos destinados ao aterro sanitário, preconizando assim a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e criando uma alternativa de economia circular.
Esse novo modelo de gestão aumenta a eficiência na reciclagem em até 97%, potencializando o índice de compostagem, inertizando os rejeitos descartados, podendo destiná-los como matéria prima para usinas de reciclagem , criando novos produtos, syngas
e CRD-(Combustível Derivado de Resíduos).
A usina de reciclagem ou central de Triagem é o local onde ocorre a separação dos resíduos sólidos.
Essa separação pode ser feita manual ou automaticamente. Seu funcionamento é baseado na transformação dos materiais recicláveis coletados.
Papel
Alumínio
Plástico
Vidro
Orgânico
Outros
Para que qualquer tratamento de resíduos sólidos tenha êxito, é necessário separá-lo considerando suas características físico-químicas.
Quanto melhor for a separação dos resíduos, maior o seu valor agregado. Além disso, é somente a partir da capacidade de triagem desses materiais em um município ou empresa, que podemos dimensionar as usinas de reciclagem, de biogás, compostagem ou aterros sanitários.
Após a triagem, o material a ser reciclado é separado e depois prensado. Depois disso, finalmente o resíduo é direcionado para diferentes empresas que atuam em setores diversos e necessitam desse material para a fabricação de novos produtos.
Para que o processo de reciclagem seja cada vez mais eficiente, é necessária uma maior conscientização da população quanto a separação dos resíduos de uma forma correta, assim como dos materiais que podem ser reaproveitados e transformados em subprodutos.