Pode-se definir como lixo eletrônico todo o resíduo proveniente do descarte de aparelhos e equipamentos eletroeletrônicos, como: monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores (notebooks e desktops), televisores (tubo, plasma e LCD), blu ray player e DVD player, câmeras fotográficas.
Estes equipamentos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, e isto é reflexo da rapidez da tecnologia no mundo atual, além da curta vida útil que possuem estes aparelhos, tornando-os obsoletos e impondo o consumidor ao descarte dos mesmos.
Além dos impactos em sua produção, os eletrônicos geram um grande problema no término de sua vida útil, caso o descarte não seja feito adequadamente. Muitos aparelhos podem conter metais pesados em sua composição, que poluem o solo, causam danos à fauna e a saúde da população, por isso deve-se dar a destinação adequada para estes resíduos, de forma que contribua para a saúde ambiental e da sociedade.
Para que o resíduo chegue em sua destinação adequada é preciso que a coleta e transporte sejam apropriados, seguros e de acordo as normas e legislações vigentes.
A fim de atender as necessidades de seus clientes, a GMV possui uma infraestrutura e logística especializada para coleta e transporte dos resíduos eletrônicos, e os destina para empresas licenciadas parceiras, conforme ilustrado no fluxograma abaixo.
Estas empresas dão o tratamento adequado para cada tipo de resíduo e se preocupam com a destruição sigilosa dos dados que ainda possam haver em seus dispositivos, evitando o acesso indevido ao seu conteúdo.
A partir da solicitação do cliente, é realizada a coleta personalizada de seu resíduo eletrônico, que passa por um processo de triagem no qual é separado por categoria e enviado para seu destino final.