Lixo Zero

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produz em um dia, uma semana ou um mês?  Boa parte dessa quantidade, na verdade, não é lixo!

Comece refletindo sobre o que você produz e adote ao Lixo Zero!

O que é?

O LIXO ZERO é um conceito de vida adotado no qual não gera-se lixo. Tudo é reaproveitado ao máximo e os resíduos recicláveis e orgânicos são encaminhados para os locais ambientalmente adequados, reduzindo, ou até mesmo evitando, a destinação para aterros sanitários ou incineração.

Segundo a Zero Waste International Allianceo, representada no Brasil pelo Instituto Lixo Zero Brasil, o conceito de Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”.

Nesse conceito, as pessoas passam a ter consciência dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

   Para adotar ao Lixo Zero, você deve seguir os 4 R’s:

   REPENSAR: Acabe com a ideia que resíduos são sujos ou inúteis. Separe o lixo comum de que pode ser reaproveitado ou reciclado.

   REUTILIZAR: Utilize ao máximo objetos e materiais ou dê novas utilidades a eles antes de encaminhá-los para a reciclagem. Ex.: utilize folha de papel dos dois lados ou como rascunho.

   REDUZIR: Gere o mínimo possível de lixo.

   RECICLAR: Destine os materiais para a reciclagem. Ela aproveita a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros sanitários.

 

Fonte: Instituto Lixo Zero Brasil.