Afinal, o que é essa tal de Sustentabilidade?

   Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais do planeta, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

   Dessa forma, temos que a sustentabilidade se liga diretamente ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, utilizando dos recursos naturais de forma inteligente para que eles possam ser reutilizados no futuro. Seguindo estes parâmetros, podemos garantir o desenvolvimento sustentável para a humanidade.

Algumas ações relacionadas a sustentabilidade

  • Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário;
  • Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica;
  • Ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos. Eles não agridem a natureza, além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
  • Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento;
  • Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar;
  • Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Estas, além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilitam a diminuição da retirada de recursos minerais do solo;
  • Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia;
  • Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Quais são os seus benefícios?

   A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.

   Estas ações também garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Na prática

   Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou empresa tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente e sem esgotar a sua matéria prima. Mas, apesar da sustentabilidade estar associada diretamente ao meio ambiente e a tudo o que envolve este, não está limitada somente a esta área.

   A sustentabilidade também está relacionada a outros setores como a economia, a educação e a cultura. Ela está diretamente ligada ao desenvolvimento de vários setores da sociedade, sem que estes agridam o meio ambiente.

   É através da sustentabilidade que os recursos naturais são utilizados de forma inteligente e são preservados para as gerações futuras.

   Um conceito correto e amplo de sustentabilidade está associado à soluções, caminhos e planos que busquem adotar práticas sustentáveis na vida de cada pessoa e atinjam uma melhora comum a todos. Contribuir com nossas vivências e experiências pessoais e repassar estas ao coletivo é um fator decisivo para possibilitar a sua prática.

   A adoção de práticas sustentáveis resulta a médio e longo prazo numa nova perspectiva de vida para nossos sucessores e lhes garantirão a manutenção dos recursos naturais necessários para uma melhor qualidade de vida.

Sustentabilidade e Educação

   A falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade e ao que isto implica, pode ter consequências catastróficas.

   Nos dias de hoje é preciso que cada indivíduo tenha a consciência de que é necessário se preocupar e cuidar do meio ambiente no qual se vive. Para isto, é preciso estar atento a cada atitude e repensar a forma como se vive dentro deste ambiente.

   A continuação e sobrevivência da raça humana está totalmente dependente da conservação dos recursos naturais de nossas matas, florestas, rios, lagos e oceanos.

Quer alguns exemplos básicos de como podemos cuidar do meio ambiente e adotar práticas sustentáveis?

  • Comece em sua casa reciclando o lixo. Separe o que é plástico, vidro e resíduo;
  • Não jogue as baterias de celulares ou outros equipamentos eletrônicos no lixo. Estes equipamentos devem ser descartados em lugares específicos;
  • Substitua as sacolas plásticas dos supermercados e lojas por sacolas recicláveis ou pelas feitas de papel;
  • Não desperdice a água ou energia elétrica.

Fontes: Sua Pesquisa, Brasil Sustentável