Um dos principais materiais passíveis de reciclagem é o papel. Trata-se de um material cujo processo de reciclagem é importantíssimo para o meio ambiente, tanto no que diz respeito à preservação dos recursos naturais quanto para evitar o desperdício — especialmente por se tratar de um material usado excessivamente pela sociedade.
A reciclagem do papel acontece a partir da coleta seletiva, uma ação necessária para diminuir a contaminação do papel — que atrapalha todos os procedimentos necessários para a reciclagem, muitas vezes impedindo que o processo seja realizado. Empresas que trabalham muito com papel costumam ser as que mais fornecem esse material na coleta seletiva, caso ajam conscientemente.
Depois da coleta, todo o papel recolhido passa por uma triagem e, em seguida, é classificado de acordo com sua contaminação e qualidade. Quanto mais puro ele estiver, melhor sua classificação, o que tem a ver tanto com seu uso quanto com sua origem.
Com os papéis classificados, eles seguem para a trituração e partem para o processo principal de reciclagem, que é bastante semelhante ao original de produção do papel. A diferença é que ele é menos intenso e consiste em reutilizar as fibras do papel. Em alguns casos, o papel reciclado pode ser feito totalmente com as fibras secundárias, ou pode ter uma pasta de papel adicionada para manter sua qualidade.
A reciclagem ocorre por meio dos seguintes passos:
Muitos jornais podem ser feitos a partir de papéis reciclados.
É aqui que se dá a maior utilização do material já reciclado. Deste tipo de impressão saem papeis de escritório, cadernos, livros, envelopes e muito mais.
Ainda que não seja tão vendido quanto o convencional, o papel higiênico reciclado é tão seguro e confortável quanto qualquer outro.
Sim, até mesmo as sacolas podem ser feitas a partir de papel reciclado!
Diversas embalagens podem ser fabricadas com papel reciclado, sem perder qualidade para impressão de qualquer design.
Para os mais criativos, é possível usar papel reciclado para fazer artesanato. Algumas ideias incluem decorações de jardim, técnica de quilling, origami, decoração de caixas e móveis, vasos para plantas, entre outros.