Projeto Reciclando

A GMV preocupada com o futuro investe em programas sociais envolvendo a sociedade ao seu redor, exemplo disso é a interação com jovens e crianças de escolas.

O colégio Notre Dame localizado na cidade de Campinas é parceiro fiel da GMV Recycle e realiza um estudo do meio com os alunos do ensino fundamental para que conheçam o destino do lixo produzido por eles mesmos, tanto na própria escola quanto em casa.

Ao chegar à GMV o grupo de alunos acompanharam um pouco da triagem do material até então chamado de lixo, esse acompanhamento envolve o processo desde sua chegada em caçambas até sua segregação, proporcionando um reciclado de qualidade superior, feita a separação, todo o material é encaminhado para empresas certificadas onde é realizada sua reciclagem, transformando em matéria prima para que outros produtos sejam produzidos, a matéria orgânica, no entanto é enviada para um centro de Compostagem.

Já tendo conhecido o processo ocorrido com o material reciclado, os alunos se dirigem a empresa Agro DKV, onde é feito o processo de compostagem de toda matéria orgânica recolhida pela GMV. A compostagem consiste em um processo natural onde micro-organismos como fungos e bactérias degradam a matéria orgânica, transformando-a em um fertilizante composto orgânico, esse composto é destinado para a utilização em hortas e jardins devido sua alta carga de nutrientes responsáveis para o desenvolvimento de plantas.

Com a hora do almoço chegando e a turma toda já com fome, o grupo faz uma pausa para um lanche, em seguida se deslocam até o aterro sanitário de Campinas, descobrindo o destino final do lixo.

Não se esqueça, praticamente todo o resíduo que produzimos pode ser reciclado ou reaproveitado de alguma maneira, no entanto só cabe a nós mesmos dar o destino correto a cada um deles, evitando assim a última etapa do processo, a qual consiste em aterrar o resíduo, processo esse que libera metano na atmosfera, um dos responsáveis pela destruição da nossa camada de ozônio.

 

…………………..…………………..